A partir do dia 02 de setembro a ANP passa a divulgar mensalmente em seu site (www.anp.gov.br) a lista de postos revendedores de combustíveis flagrados em ações de fiscalização praticando a irregularidade conhecida como “bomba-baixa”. Essa fraude consiste no fornecimento ao consumidor de quantidade de combustível menor do que a mostrada no visor da bomba de abastecimento.

A “bomba-baixa” é uma das irregularidades mais encontradas pelas forças-tarefas que vêm sendo realizadas pela ANP para fiscalizar o mercado de combustíveis de todo o Brasil. As multas para este tipo de infração variam entre R$ 20 mil a R$ 5 milhões.

Na lista veiculada  pela ANP não consta nenhum posto de Santa Catarina. Entretanto, é importante que os revendedores realizem a aferição das bombas regularmente evitando multas e, principalmente, o processo judicial gerado pela irregularidade.

Juntamente com as fiscalizações de quantidade do produto, a ANP está exigindo que o posto faça a análise da qualidade dos combustíveis. Portanto, é necessário que todo posto revendedor tenha em cada turno, no mínimo, um funcionário capacitado para realizar o teste de qualidade.

SERVIÇO: O Sindópolis oferece o treinamento de análise de combustível gratuitamente aos seus associados. Entre em contato com o sindicato e agende um horário pelo telefone: (48) 3241 3908