Desde novembro de 2014, o diesel vendido nos postos tem uma mistura obrigatória de 7º de biodiesel.

O fato é que o biodiesel é um produto altamente contaminável e  o S-10, por ter menor teor de enxofre, exige ainda mais cuidados. A recomendação número 1 é para que o revendedor aumente a periodicidade com que faz a drenagem do tanque e a limpeza da boca de visitação.

Constatada a presença de borra, é preciso contratar empresas especializadas que façam a limpeza do tanque. Embora simples, o processo pode levar até cinco horas por tanque. Uma alternativa para postos embandeirados é solicitar que a distribuidora faça o serviço.

Como a água surge no diesel?

Água surge continuamente nos estoques de óleo diesel, noite e dia, a partir da condensação da umidade do ar que entra no tanque pelo bocal de “respiração”. Desde a refinaria até o cliente consumidor, o óleo diesel passa por 4 a 8 tanques e estes têm a possibilidade de conter água. Outros fatores envolvidos na condensação de água são as diferenças de temperatura e pressões parciais entre o ambiente externo e o interior do tanque.

Assim, a recomendação é a de que a drenagem no tanque de óleo diesel deve ser feita:

• Antes do recebimento de novo carregamento;

• Algumas horas depois de receber um novo carregamento;

• Diariamente, pela manhã.

Como é formada a borra?

Água no fundo do tanque de óleo diesel tem o potencial de criar atividade microbiana, que degrada o combustível, gera borras e satura elementos filtrantes mais rapidamente, além de prejudicar o funcionamento da bomba injetora ou bico injetor do motor diesel. A água contribui ainda para causar corrosão em equipamentos da cadeia de distribuição de combustíveis.