Uma loja de conveniência ou restaurante e lanchonete de qualidade e com bons preços fideliza o cliente e gera mais negócios para os postos de combustíveis nas cidades e nas estradas brasileiras. As melhores avaliações vêm justamente dos consumidores que costumam frequentar as lojas de conveniência, sendo que estes lavam mais os seus veículos nos postos (51% para os que frequentam versus 33% para os que não frequentam as lojas de conveniência) e fazem mais troca de lubrificantes (45% versus 30%). Além disso, os consumidores estão aderindo cada vez mais aos programas de fidelidade, um reforço importante para o aumento das vendas.

Essas são algumas das revelações do Estudo de Postos de Combustíveis, finalizado em janeiro de 2015 pela CVA Solutions – empresa de pesquisa de mercado e consultoria, e que ouviu 5.234 consumidores em todo o país. Para Sandro Cimatti, sócio-diretor da empresa, o setor deve ver a loja de conveniência, frequentada por 48,2% dos usuários dos postos, como um gerador de negócios.

“A loja de conveniência ajuda na relação com o cliente e na venda de outros produtos. Mas é preciso qualidade e preços competitivos, porque a insatisfação com esse serviço contamina negativamente a avaliação do consumidor em relação aos outros serviços e produtos oferecidos pelo posto”, destaca Sandro Cimatti.

Outra revelação do estudo é a boa adesão aos programas de fidelidade. Quase 40% dos consumidores ouvidos utilizam esse benefício, sendo o programa “Km de Vantagens” da rede Ipiranga o de maior destaque.  Mais de 60% dos pesquisados que vão ao posto Ipiranga usam o programa, que oferece entre suas promoções descontos na compra do Seguro Auto Itaú estabelecendo ganho recíproco para ambas as marcas.

Além de abastecer o veículo, os serviços mais utilizados nos postos de combustíveis são a calibragem dos pneus 83,8%; loja de conveniência 48,2%; lavagem dos vidros 47,2%; lavagem do carro 41,7%; e troca de óleo 37,1%. As lojas de conveniência têm utilização praticamente igual na BR Petrobras (54,7%) e na Ipiranga (54,5%). As lojas da Shell tem menor utilização (44,2% dos consumidores da marca).

Força da Marca

A maior Força da Marca (a atração menos rejeição perante clientes e não clientes) é da BR Petrobras, com 28,5%. A Ipiranga vem em segundo lugar com 27,8%, a Shell em terceiro, com 19,2% e o Carrefour Hipermercado na quarta posição, com 0,5%. “A BR Petrobras é a marca líder no país. Lidera em todas regiões, exceto na região Sul onde a Ipiranga é líder”, destaca o sócio-diretor da CVA Solutions.

Comportamento nas estradas

Mais de 80% dos entrevistados param nos postos de combustíveis durante suas viagens. O estudo indagou quais são os principais atributos que ajudam na decisão de utilizar um posto de estrada e em primeiro lugar aparece “a marca/bandeira do posto” (68%). Um “bom restaurante” fica na segunda posição (59%); “bom serviço de sanitários” em terceiro (54%); seguido de “segurança do posto” (48%).

Os postos preferidos nas viagens são BR Petrobras (66%), Ipiranga (55%), Shell (49%) e Ale (3%). As marcas de restaurantes e lanchonetes preferidas nos postos são BR Mania (42%), Graal (36%), AM/PM (35%) e Select (16%). “As marcas dos restaurantes dos postos atraem os consumidores nas estradas ajudando a aumentar as vendas com combustíveis e serviços”, afirma Sandro Cimatti.

Faturamento em 2014

Segundo o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustível e Lubrificantes (Sindicom), o setor teve um incremento de 15% no faturamento em 2014, ao somar R$ 5,773 bilhões. As lojas de conveniência apresentaram também incremento no número de unidades com alta de 13% comparado a igual período de 2013, segundo o Sindicom.  “Esse número é muito expressivo para nós, porque enquanto as lojas de varejo, em geral, cresceram cerca de 3,7% a operação de conveniência teve incremento de 15%”, afirma o diretor de mercado do Sindicon, Cesar Guimarães.