Chegou ao fim o prazo para que os revendedores substituam a proveta de vidro de 100 ml utilizadas para os testes de etanol anidro na gasolina. A exigência dos novos instrumentos passou a valer a partir de 4 dezembro de 2017.

O prazo inicial dado pelo Inmetro era de 4 de junho de 2017, mas o instituto prorrogou por mais seis meses já que, na época, havia apenas dois laboratórios homologados. Atualmente, quatro empresas estão homologadas: Laborglas, RSL Científica, Vidrolabor e IVM Brasil, de acordo com o Inmetro.

A definição de requisitos para a produção de novas provetas de vidro de 100 ml foi um pedido da ANP em função de possíveis falhas na medição de teor de etanol anidro na gasolina, que, hoje, é de 27%. As mudanças envolvem a base do instrumento, que passou a ser de vidro borossilicato e sextavada (hexagonal), e a tampa, também de vidro borossilicato e esmerilhada para evitar vazamento, com junta 24/29. Além disso, o erro máximo permitido para a graduação é de 0,20 ml para 50 ml, de acordo com a Portaria 528/2014.